Em Comportamento, Dicas Rápidas, Geral, Massagem Relaxante, Massagem Terapêutica

Aqui no nosso espaço recebemos muitas pessoas procurando tratamento para insônia. É comum ouvir delas o quanto este problema atrapalha suas vidas, tanto na esfera pessoal como profissional.

Durante o atendimento frequentemente dou algumas dicas práticas para ajudar as pessoas a melhorarem a qualidade do sono. Pensando nisso, resolvi colocar algumas dessas dicas em formato de texto para ajudar o maior número de pessoas possível. É importante frisar que conhecer e reconhecer as principais causas da insônia também é importante para saber onde podemos melhorar. Por isso eu postei as 5 principais causas para a insônia para ajudar um pouco mais.

Além do mau humor, perda de produtividade e estresse, a insônia está relacionada a doenças como hipertensão, diabetes, AVC e depressão. Então é importante que sempre se busque alternativas de tratamento para insônia.

Também é importante falar sobre os medicamentos utilizados para dormir. Aqui em nosso espaço nós valorizamos a saúde natural, e existem diversas maneiras naturais de promover um sono de maior qualidade. Nós sabemos que há casos clínicos nos quais é indispensável a utilização de medicamentos. Para estes casos reforçamos a importância do acompanhamento de um especialista.

Porém, também sabemos que atualmente há um abuso no uso destes medicamentos que são usados muitas vezes sem o acompanhamento médico. Eles causam dependência, e acabam desequilibrando todo o organismo. Não raro são responsáveis por dores estomacais, dores hepáticas, constipação, dores de cabeça e muitos outros problemas de saúde.

Por isso, aqui vão 7 dicas que vão te ajudar a dormir melhor:

1 – Faça uma sessão de massagem

A massagem é o tratamento natural mais rápido e eficiente para casos de insônia. A massagem relaxa, promove a circulação sanguínea e dos fluídos corpóreos, promove a regulação das funções fisiológicas e acalma a mente. Aqui em nosso espaço você a encontra em duas formas, a massagem relaxante que tem o foco no relaxamento e a massagem terapêutica, que tem como foco algum distúrbio ou desequilíbrio, como dor de cabeça, a própria insônia, gastrite e muitos outros.

2 – Desligue as telas mais cedo

A utilização de telas antes de dormir prejudica o sono, como já vimos neste artigo. Se você desligar todas as telas de computador, telefone e televisão às 20h30, você terá aí cerca de uma hora e meia até as 22h para seu corpo desacelerar. Isso fará com que você durma melhor a noite.

3 – Evite alimentos estimulantes

Gordura, açúcar e cafeína são estimulantes para o nosso corpo. Evite o consumo destas substâncias antes de dormir. Alguns hábitos que temos como o café com leite ou o “nescau quentinho” antes de dormir, podem estar influenciando a qualidade do sono. Curiosidade: você sabia que o Nescau tem cerca de 75% de açúcar em sua composição? Por isso o slogan “Energia que dá gosto”. A grande maioria dos produtos alimentícios produzidos por grandes empresas, são ricos em sal, açúcar e gordura. Evite-os a noite.  

4 – Pratique exercícios físicos, mas sem excessos

Praticar exercícios físicos é fundamental para regular nosso relógio biológico, nossa produção de hormônios e para nossas funções fisiológicas como respiração e digestão. Porém, é importante lembrar que o excesso de exercício também prejudica nosso corpo, principalmente se for praticado entre 20h e 22h, ou seja logo antes de dormir.

5 – Pratique alguma atividade relaxante

Há diversas práticas bastante famosas atualmente que tem como resultado o relaxamento corporal e mental. A Meditação, o Mindfullness, o Yoga, Tai Chi Chuan, Qi Gong, Lian Gong são práticas relativamente fáceis de serem encontradas e que vão ajudar a acalmar a mente. Práticas assim são excelentes para quem tem uma rotina muito estressante durante o dia.

6 – Faça uma viagem

Às vezes o que você precisa é só sair um pouco da rotina. Tire umas férias e faça uma viagem de duas semanas. Isso vai fazer com que sua mente mude de foco por um tempo, e quando você voltar provavelmente encontrará as soluções para todos os problemas que estavam tirando seu sono.

7 – Converse sobre aquilo que te incomoda

Às vezes temos um problema que está nos incomodando e não conseguimos nos livrar dele. A sugestão é conversar a respeito com alguém que você goste, confie e que te ouça. Fuja daquelas pessoas “cheias de dicas” e que “resolvem tudo”. Você precisa de alguém que te ouça e que procure te ajudar a encontrar a resposta, e não alguém que responda por você, entende a diferença? Uma sugestão para começar a conversa é você falar: “Estou com um problema que não estou conseguindo resolver, podemos conversar a respeito? Gostaria muito de saber sua opinião a respeito.”

Uso de medicamentos

Nós procuramos oferecer uma saúde natural que diminua a necessidade por medicamentos. Nós acreditamos que o uso destas substâncias atrapalham o equilíbrio de nosso organismo. Não são raros os casos de pacientes que fizeram uso de medicamentos para dormir e relataram que após um período o remédio já não fazia efeito e tiveram que tomar um mais forte. Depois de um tempo passaram a ter problemas de estômago e fígado. 

Nós sabemos que há alguns casos que os remédios alopáticos são necessários, porém acreditamos que é um número muito pequeno de casos. Todos os outros podem sim ser tratados de maneira natural, com massagem e mudando os hábitos de vida.

Lembre-se, só faça uso de medicamentos com a orientação de um médico especialista.

Superou a insônia?

Se você já teve insônia e superou, conte pra gente como você conseguiu. Pode ser que a sua dica ajude outra pessoa a superar este problema também. 

Posts recomendados

Deixe um comentário

Insônia - 5 principais causas - Blog Wu XingAnti-inflamatórios - 4 dicas naturais para evitar o uso destes medicamentos