Wu Xing Terapias Naturais

Missão

Nossa missão é descomplicar a saúde, humanizá-la e torná-la mais acessível a todos através das práticas de terapias naturais, promover a redução do consumo de medicamentos alopáticos e divulgar o conhecimento das medicinas tradicionais, em especial a Medicina Tradicional Chinesa.

Visão

Ser reconhecido como referência na prática e divulgação de terapias naturais aliadas a técnicas modernas ligadas à neurociência como a Programação Neurolinguística e o Mindfulness.

Wu Xing Terapias Curitiba - Estrutura
Sobre - Wu Xing Terapias

Nossos Valores

  • Simplicidade.

A saúde deve ser tratada de maneira simples, direta como são as terapias naturais. Assim a prevenção e preservação da saúde se tornam mais fáceis e acessíveis a todas as pessoas.

  • Valorizar a pessoa de forma holística.

Olhar cada pessoa como um ser único, com suas características singulares e sempre levando em consideração seu estado físico e emocional. Desta forma oferecemos os melhores resultados terapêuticos.

  • Responsabilidade Social

Contribuir de forma relevante para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana, justa e pacífica.

  • Responsabilidade Ambiental

Preconizar a abundância e evitar o excesso. Desta forma pretendemos contribuir de maneira relevante para o desenvolvimento de iniciativas verdadeiramente sustentáveis através da diminuição do consumo desnecessário.

Nossos Pressupostos

1. O aprendizado sempre acontece através da experiência. Assim, o simples acreditar ou desacreditar de antemão não é o suficiente. Primeiro é necessário experimentar, para depois tirar conclusões apropriadas.

2. A saúde deve ser, acima de tudo, simples, humana e acessível a todos.

3. A virtude da faca é cortar. A virtude do homem é o equilíbrio. Por isso a saúde do homem depende do equilíbrio entre corpo, mente e espírito. (inspirado em provérbios chineses)

4. A maneira mais eficiente de manter a saúde é buscar o equilíbrio entre os opostos; movimento e inércia, trabalho e descanso, dia e noite, frio e calor, dentro e fora, alto e baixo e assim por diante.

5. Nosso corpo é homeostático por natureza, por isso ele está sempre em busca de equilíbrio. A função das terapias naturais é ajudar o corpo a reencontrar o seu ponto de equilíbrio natural.

6. Corpo e mente se influenciam mutuamente tanto para o bem como para o mal. Dessa forma quando nosso corpo está tenso nossa mente fica inquieta. Da mesma maneira se nossa mente está inquieta, nosso corpo torna-se tenso.

O contrário disso também é verdadeiro. Se nosso corpo está relaxado a mente está quieta. Por isso nossos tratamentos são holísticos. Sempre levam em consideração o corpo e a mente do paciente.

Venha conhecer a gente.

Ricardo Clausen Sigwalt - Massoterapeuta Curitiba

Nosso Terapeuta

Ricardo Clausen Sigwalt
Massoterapeuta e Massagista Profissional
36 anos, casado, pai da Clara.


Formação:

  • Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo
  • Pós-Graduação em Acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura (Cursando)
  • Formação em Massoterapia – Tui-ná System
  • Curso Livre de Práticas Clínicas (Tui-ná, Ventosa de fogo e úmida, Gua-shá e Sangria) – Tui-ná System
  • Formação em Quiropraxia pelo Seduc-Intec
  • Programação Neurolinguística Nível Practitioner pelo ISAE-FGV
  • Reiki Nível 3

Breve histórico de Ricardo, por ele mesmo:

O início como paciente

Meu primeiro contato com as terapias naturais foi em 2012, como paciente. Provavelmente esse tenha sido a melhor forma de começar, afinal nada melhor do que você conhecer por experiência própria os efeitos dessas terapias. Foi um torcicolo persistente me levou a procurar a massagem, devido ao fato de que os anti-inflamatórios receitados pelo ortopedista não surtiram efeito algum. Foi então que conheci a medicina chinesa, mais especificamente a massagem Tui-ná, a ventosaterapia e a acupuntura.

A transição de paciente para terapeuta

Curioso que sou, durante a sessões de massagem eu pedia mais explicações à terapeuta que me atendia, como ela conseguia diagnosticar através da minha língua, da cor dos meus olhos e do tom da minha voz e essas conversas foram me deixando cada vez mais instigado.

Em um determinado dia a terapeuta me sugeriu “já pensou em fazer um curso de massoterapia para aprender mais a respeito?”. Passei meses pensando na possibilidade e, algum tempo depois, como resultado dessa simples pergunta, decidi me matricular no curso de Formação em Massoterapia.  

O início da vida como terapeuta

Minha primeira formação acadêmica foi na área de comunicação social e marketing e trabalhei nesta área por mais de 10 anos. Enquanto minha profissão principal ainda estava atrelada à comunicação, eu atendia informalmente pessoas próximas, e fazia isso por hobby, porque eu me sentia bem ao fazer o bem às pessoas. Assim, com o passar do tempo o gosto pelas terapias naturais foi aumentando, até que no final de 2017, decidi que finalmente havia chegado a hora de dar o próximo passo e me dedicar em tempo integral a essa profissão.

É incrível como aquilo que começou como uma mera curiosidade lá em 2012, transformou-se em minha atividade principal, e sinto-me uma pessoa de muita sorte por gostar do que faço e fazer o que gosto. Assim como aquela terapeuta me ajudou com meu torcicolo, fico muito feliz em poder ajudar tantas outras pessoas a serem mais felizes vivendo sem dor.