Em Geral

A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC é um conjunto de técnicas terapêuticas criadas na China há mais de 2500 anos. A técnica mais conhecida no ocidente é, sem dúvida alguma, a acupuntura sistêmica. Porém a MTC vai muito além das agulhas e oferece técnicas de promoção da saúde, prevenção de doenças e tratamento de doenças.

Ao contrário do ocidente, na China a filosofia, a religião, a política, a ciência, a medicina , as artes marciais e as artes se desenvolveram a partir das mesmas bases culturais e teóricas, entre elas a teoria do Yin e Yang e a Teoria dos Cinco Movimentos (mais conhecida como “cinco elementos”).

Ao longo de sua história, a medicina tradicional chinesa se desenvolveu, criou métodos terapêuticos próprios, influenciou e foi influenciada por outras culturas. Hoje a MTC nos apresenta um apanhado de técnicas bastante diversificado que sobreviveram às inúmeras revoluções e mudanças de dinastias que aconteceram neste país.

A MTC é uma medicina essencialmente preventiva, ou seja, ela deve ser praticada sempre, com o objetivo de harmonizar o Qi evitando que doenças mais graves apareçam. Infelizmente no ocidente não temos a cultura de prevenir doenças, apenas tratá-las quando estas já estão instaladas.

Essa característica preventiva da MTC fica evidente pela história (ou lenda) de que o Imperador da China antiga pagava os médicos por mês para cuidar dos clãs. Caso alguém dos clãs ficasse doente, o médico não receberia os vencimentos daquele mês, pois o Imperador considerava que o médico não havia feito o seu trabalho corretamente, por isso não poderia receber o dinheiro.

Técnicas de promoção da saúde da Medicina Tradicional Chinesa

Entre elas, as mais conhecidas são o Tai Chi Chuan (forma terapêutica e marcial), Qi Gong, Lian Gong e práticas meditativas como o Tao Yin ajudam a preservar o equilíbrio das “energias vitais” no corpo. São estas “energias”, chamadas Qi, que mantém o corpo protegido contra ataques externos, bem como suas estruturas bem nutridas.

No dia a dia, situações de estresse, má alimentação, cansaço acabam gerando um desequilíbrio do Qi. Desta forma, estas práticas ajudam a reequilibrar a energia e manter o corpo sempre saudável.

Técnicas de prevenção de doenças

As técnicas de prevenção de doenças são as mesmas que as utilizadas para tratamento de doenças, porém são utilizadas com diferentes objetivos. Técnicas como a massoterapia, a acupuntura sistêmica, moxabustão, ventosaterapia, gua-sha, acupuntura auricular são técnicas muito utilizadas para harmonizar os desequilíbrios do organismo.

A diferença da prevenção para o tratamento de doenças, é que o objetivo da prevenção está num nível energético, mais sutil. A prevenção de doenças também difere na duração do tratamento, normalmente é mais rápido prevenir uma doenças do que remediá-la.

Na prevenção da doença não há sintomas perceptíveis ao paciente, porém o médico experiente pode perceber a desarmonia se instalando no corpo através do diagnóstico do pulso e de alguns sinais apresentado pelo corpo do paciente como a língua, os olhos, cor da pele e etc.Desta forma é possível harmonizar o fluxo do Qi no corpo e evitar que outros sintomas mais graves apareçam.

Técnicas para tratamento de sintomas

O tratamento de doenças acontece quando os sintomas já se manifestaram, como a coriza, febre, tosses, dores no corpo insônia, estresse e muitos outros. Neste momento, além da acupuntura, da moxabustão e das técnicas de massagem, também são utilizados a fitoterapia e a dietoterapia como forma de nutrir o Qi do corpo.

Há também algumas linhas de pensamento que consideram estas técnicas a partir da perspectiva de quão invasivas são, ou seja: inicia-se o tratamento com técnicas menos invasivas, onde não é preciso sequer encostar no paciente como o Qi Gong, Lian Gong. Caso o desequilíbrio permaneça, aplica-se a dietoterapia, depois as massagens, a fitoterapia e por último a acupuntura, que é o método mais invasivo.

O que a medicina tradicional chinesa pode tratar

É importante esclarecer que, na perspectiva da MTC, um corpo saudável é um corpo em equilíbrio. Por isso as técnicas da MTC não curam doenças. Elas harmonizam o organismo e o próprio corpo, depois de equilibrado deixa de apresentar doenças e sintomas.

Dito isso, é possível afirmar que, com todas estas técnicas à disposição, a MTC pode tratar praticamente qualquer doença ou sintoma. Sintomas emocionais como ansiedade, insônia e depressão, sintomas fisiológicos como enxaqueca, gastrite, constipação, arritmia cardíada e dores músculo-esqueléticas como dor nas costas, dor nas articulações e muito mais.

No caso de tumores, HIV, hepatite e outras doenças autoimunes a MTC pode ajudar a controlar a aparição dos sintomas e aliviar as dores decorrentes destes quadros. Muitas vezes a acupuntura também ajuda a combater os efeitos colaterais dos tratamentos, como é o caso da radio e quimioterapia, utilizados para tratamento de tumores.

Gostaria de fazer uma sessão de massagem ou acupuntura? Entre em contato e agende um horário.

Posts recentes

Deixe um comentário

Descubra se você já teve dor no nervo ciático - Wu Xing TerapiasO que é acupuntura e como ela funciona?