Em Geral

A dor ciática ou ciatalgia é um quadro bastante comum de atendimentos aqui em nossa clínica. O Nervo Ciático é o maior nervo em nosso corpo e tem sua origem na coluna vertebral na região lombar e segue por dentro dos glúteos e na região posterior da perna até o hálux (dedão do pé). Ele é responsável por toda a sensibilidade e movimento das pernas, pés e dedos dos pés.

Os sintomas dessa dor podem ser classificados em sintomas motores e sensitivos:

Sintomas motores

Os sintomas motores estão ligados à perda ou à dificuldade de movimentar as articulações das pernas, pés e dedos. Também pode gerar dor na coluna vertebral na região lombar que pode ou não irradiar para a região lateral, posterior e anterior das pernas. A dor irradiada é aquela que “corre” para a perna, normalmente a pessoa consegue mostrar o caminho da dor que irradia.

Sintomas sensitivos

Estão relacionados às sensações, ou seja, sensação de formigamento, dormência, sensação de queimação interna, dor aguda como de agulhamento ou choque e perda de sensibilidade. Todos estes sintomas podem acontecer em qualquer região das pernas e pés.

As Causas

As causas dessas dores são muito variadas, e podem estar associadas ao sedentarismo, má postura, falta de fortalecimento da musculatura abdominal, falta de alongamento da musculatura das pernas, contato repentino com o frio, principalmente pés descalços em chão úmido ou gelado, ou sentar-se em pisos gelados por longos períodos. Também são causas de dores lombares questões relacionadas às condições da coluna, como a desidratação dos discos intervertebrais e hérnia de disco.

Existem também as causas emocionais para dores lombares. Para a Medicina Chinesa a rigidez no comportamento e a falta de flexibilidade de pensamento são fatores que desencadeiam a dor lombar. Além disso o excesso de medo por tempo prolongado também influencia a região e pode contribuir para o aumento de dor.

Tratamento

O tratamento com a Medicina Tradicional Chinesa para estes casos é bastante completo. É feito um trabalho de massagem tui-na local para relaxamento e liberação dos tecidos musculares da região. Essa massagem já possibilita a redução da dor imediatamente.

Além da massagem, são utilizadas técnicas como o gua-sha e a ventosaterapia para a remoção da inflamação que se acumula no local. Removendo a inflamação nós possibilitamos que o próprio corpo acelere o processo de recomposição dos tecidos e diminua a sensação de dor.

A aplicação de acupuntura e acupuntura auricular tem como objetivo além do efeito analgésico, reequilibrar as funções orgânicas e energéticas do corpo para que diminuir a possibilidade de que esse quadro aconteça novamente.

Ao final de cada sessão, além do alívio da dor, o paciente sente-se reenergizado, relaxado e tranquilo. Assim, o tratamento para a dor lombar não trata apenas a dor em si, mas trata também o emocional do paciente.

Quanto tempo dura o tratamento

Essa é uma pergunta bastante frequente e bastante complexa também. A duração do tratamento depende de uma série de fatores como a constituição física do paciente, a qualidade da alimentação, hábitos de vida, condições físicas e emocionais e seu comprometimento com o tratamento e o mais importante, há quanto tempo o paciente sente a dor. Isso porque quanto mais tempo o paciente sente a dor, mais tempo demora para tratar.

Em linhas gerais podemos dizer que se a dor é recente, e o paciente tem uma vida ativa e relativamente saudável, 2 a 3 sessões é o suficiente. Se o paciente é muito sedentário, o corpo demora mais para reagir ao tratamento, podendo ser necessário 6 ou 7 sessões. Se o paciente já tem uma idade mais avançada e não pratica atividade física, podemos considerar um tratamento em torno de 10 sessões semanais para um tratamento completo.

Está com dor lombar? Entre em contato conosco e agende um horário!
Conhece alguém com dor lombar? Indique nosso site.

Posts recentes

Deixe um comentário

O Aspecto Social da Dor | Blog Wu Xing TerapiasO que é a Medicina Tradicional Chinesa?