Em Geral

Basicamente, acupuntura é uma técnica terapêutica, que tem mais de 2500 anos de história documentada. Ela se utiliza de agulhas para estimular determinados pontos no corpo do paciente, e é usada para tratar os mais variados sintomas, desde dores motoras até problemas emocionais.

Explicando dessa forma, acupuntura parece ser simples, porém é uma técnica extremamente complexa, e tem sua fundamentação teórica bastante diferente da ciência moderna que conhecemos hoje.

A acupuntura é apenas uma técnica integrante daquilo que é chamada a Medicina Tradicional Chinesa. A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC é composta por diversas técnicas de promoção da saúde, prevenção de doenças e tratamento de sintomas.

A acupuntura, assim como as demais técnicas da MTC, foi desenvolvida como um método terapêutico preventivo, ou seja, devemos fazer acupuntura sempre, para evitar que alguma doença se instale. Como diz o velho ditado, “prevenir é melhor do que remediar”.

Acupuntura Clássica e Acupuntura Científica

Antes de falarmos da acupuntura em si, é preciso explicar que hoje existe dois tipos: a acupuntura clássica ou tradicional e a acupuntura científica.

A Acupuntura Científica é aquela que foi trazida para o ocidente e sofreu a influência da ciência moderna ocidental com seus métodos próprios de validação de procedimentos. Essa acupuntura científica acaba ficando restrita a tratamento sintomáticos. Trata-se o sintoma e não a causa do sintoma. Por isso mesmo, apesar de apresentar excelentes resultados, a acupuntura científica fica bastante limitada em sua atuação.

Já a Acupuntura Clássica se utiliza dos conhecimentos clássicos chineses, das teorias dos Cinco Movimentos (Wu Xing), do Yin-Yang, as 4 estações do ano, a teoria dos Zang-Fu (órgãos e vísceras) entre muitas outras.

Com base nessas teorias, a MTC opera em um nível energético, e não pode ser aferida por nenhum aparelho de aferição, não pode ser visualizada nem com ajuda de microscópio. Essa característica da MTC faz com que ela seja muito questionada pela comunidade científica ocidental, porém, quem já fez um tratamento com a acupuntura clássica conhece os benefícios de uma técnica natural e extremamente eficaz.

A acupuntura clássica apresenta três níveis de atuação, chamados Céu, Homem, Terra. Sendo o Céu o nível mais elevado, o Homem é o nível intermediário e o Terra o nível mais elementar e simples.

O nível Terra é o nível sintomático. Por exemplo tratar uma dor no joelho, aliviar a enxaqueca, tratar uma dor no ombro. É bastante simples, com efeito imediato porém de curta duração.

No nível Homem, o acupunturista passa a tratar a energia do paciente, é um tratamento mais sutil, mais eficaz e mais duradouro. Aqui é tratada a causa do sintoma. Por exemplo a enxaqueca, geralmente é um desequilíbrio do Fígado (Gan). Então colocamos agulhas para aliviar o sintoma da enxaqueca, mas também tratamos o Fígado que está gerando essa dor. Não é raro ouvir pacientes dizendo que tinham enxaqueca crônica e depois de algumas sessões de acupuntura nunca mais tiveram problema.

Já o terceiro nível de acupuntura clássica, o nível céu é o mais elevado. Essa é praticada pelos mestres e tem como objetivo a prevenção de doenças. Ela é feita uma vez em cada estação do ano e é preciso fazer um cálculo bastante complexo levando em consideração a data de nascimento do paciente, sua idade, sua constituição física em muitos outros fatores. O resultado deste cálculo é o ponto que deve ser tratado naquela sessão.

Aqui no espaço Wu Xing Terapias, nós trabalhamos com a Acupuntura Clássica entre outras técnicas da MTC, como a massagem Tui-na, a ventosaterapia, gua-sha, auriculoterapia entre outras.

Como a acupuntura funciona?

Na perspectiva da ciência moderna, a acupuntura funciona por meio de neuromodulação. Basicamente as agulhas geram estímulos em células nervosas do nosso corpo, que enviam um sinal para o cérebro que gera uma reação fisiológica no corpo como um todo.

Porém, a ciência ainda não explica o funcionamento da acupuntura energética, e pessoalmente eu não acredito que um dia conseguirá explicar. Isso porque as bases teóricas da ciência moderna são completamente diferentes das bases teóricas e das premissas da ciência clássica chinesa.

Eu sempre digo que “tentar avaliar a acupuntura clássica utilizando métodos da ciência moderna é o mesmo que avaliar o macaco por sua habilidade de voar”. Ora, o macaco não foi feito para voar, por isso ele não deve ser avaliado por essa capacidade.

O mesmo ocorre com a acupuntura clássica. Ela foi desenvolvida durante milênios por mestres e médicos chineses de acordo com uma concepção específica de mundo, que não pode ser avaliada por nenhum método que a ciência moderna aplica. O máximo que a ciência pode fazer é validar os efeitos positivos dos tratamentos de acupuntura.

Isso é um problema pois de fato abre espaço para charlatanismo. É importante frisar que a acupuntura clássica não cura ninguém. Essa técnica apenas promove o reequilíbrio energético no corpo do paciente, e é o organismo do próprio paciente que, ao se reequilibrar, encontra a cura para seus sintomas.

Além disso, é importante frisar que a acupuntura não é indicada como alternativa para tratamento de tumores. Ela pode ser utilizada em associação aos tratamentos modernos para amenizar os efeitos colaterais de quimio e radioterapias.

Outras doenças que não têm cura, como HIV, hepatite e doenças autoimunes, podem se beneficiar do tratamento, que vai vai aliviar e controlar a aparição destes sintomas.

Quem pode fazer acupuntura?

Qualquer pessoa pode utilizar-se desta técnica, porém, pelo fato de se utilizar agulhas, bebes e crianças acabam recebendo tratamentos um pouco diferenciados, como a acupuntura a laser, moxabustão e acupressura.

O que é possível tratar com acupuntura?

A acupuntura auxilia no tratamento de qualquer sintoma. Desde sintomas emocionais como ansiedade, estresse, depressão, irritabilidade, passando por sintomas fisiológicos como pressão alta, enxaqueca, constipação, gastrite, alergias, até sintomas motores como dor nas costas, dores no joelho, ombros e outras articulações. Também é bastante utilizada em tratamentos estéticos como rugas, queda de cabelo e retenção de líquidos.

Emocionais

Insônia
Ansiedade
Depressão
Irritabilidade
Preocupação
Medo
Fobias
Bruxismo
Trismo

Fisiológicos

Alergias
Gastrite, azia, refluxo
Enxaqueca
Constipação
Intestino Irritável
Arritmia cardíaca
Pressão alta
Bronquite
Gripes e resfriados
Imunidade baixa
Problemas de circulação

Músculo-articulares

Dor nas costas
Torcicolo
Cervicalgia
Dor no pescoço
Dor na lombar
Ciatalgia
Lombalgia
Dor nos ombros
Dor nos cotovelos e punhos
Bursites, tendinites, epicondilites
Dor nos quadris
Dor nos joelhos e tornozelos
Dor nas mãos e pés
Dor na ATM

Está com algum destes sintomas e gostaria de tratá-lo? Ou conhece alguém com esse tipo de problema? Entre em contato e agende um horário!

Posts recentes

Deixe um comentário

O que é a Medicina Tradicional Chinesa?O que significa Yin e Yang?