Em Saúde

O estresse é um problema que afeta milhões de pessoas e está intimamente relacionado ao nosso ritmo e estilo de vida atual. Nesse artigo, quero lançar uma perspectiva sobre o estresse para mostrar de maneira prática como ele nos afeta e como muitas vezes nós mesmos o alimentamos sem necessidade.

Convido você a imaginar com riqueza de detalhes uma situação hipotética. Imagine que você está a uma hora no trânsito de uma grande cidade, voltando do trabalho às 18h ou 19h de um dia bastante cansativo.

Normalmente você chegaria em casa em 40 minutos, mas hoje está chovendo e o trânsito está caótico. Isso significa que você vai levar 70 minutos para completar o percurso. E para piorar você esqueceu o guarda-chuva em casa, e você se molhou até chegar no carro no estacionamento e a sensação de roupa um pouco molhada te incomoda.

No rádio você escuta notícias de corrupção, assaltos, sequestros e outras desgraças. Ah!, e você está faminto, pois de manhã você participou uma reunião que se estendeu até a hora do almoço e você acabou só fazendo um lanchinho rápido.

De repente você sente um cheiro extremamente desagradável vindo do caminhão de lixo que está a sua frente, e você está preso no trânsito. Assim você se distancia um pouco do caminhão e neste momento um outro motorista corta a sua frente, e você fica irritadíssimo com essa situação.

Se você aceitou a proposta de imaginar detalhadamente a situação acima, é possível que você esteja agora com o cenho franzido, pescoço e ombros um pouco tensos, um leve sabor amargo na boca, talvez esteja até com a boca seca e a respiração mais acelerada e superficial.

Antes de continuar a leitura, peço para que dê uma pausa de 1 minuto, respire fundo e relaxe. Vamos à explicação do que está acontecendo.

Carros parados em um engarrafamentoA limitação da mente: Fantasia x Realidade

A nossa mente é maravilhosa, consegue imaginar, criar, resolver problemas, armazenar informações, lembrar de fatos do passado e muito mais, porém há uma limitação importante: Ela não sabe distinguir a realidade da fantasia.

Que uma prova disso? Veja a cena descrita acima. Ela não aconteceu de verdade, porém se você a imaginou com riqueza de detalhes, provavelmente você sentiu a respiração ter seu ritmo alterado ou seus ombros contraírem. Isso aconteceu porque você teve uma reação de estresse a uma situação irreal.

Quer outro exemplo dessa limitação? Por que pessoas têm medo de filmes de terror, se elas sabem que é apenas um filme e tudo ali é mentira? Isso acontece justamente porque, para a mente, não há distinção entre fantasia e realidade.

É importante reconhecer essa característica de nossa mente se pretendemos saber lidar satisfatoriamente com estas situações em nosso dia a dia.

O verdadeiro poder da mente: Controle Hormonal x Humor

“A mente tem poder” é um clichê de auto-ajuda bastante repetido por aí, mas poucas pessoas pararam para refletir a respeito do que ela realmente significa. A neurociência vem fazendo descobertas incríveis nos últimos 30 a 40 anos que podem te ajudar muito a evitar estas ciladas que nossa mente cria.

A nossa mente tem uma relação íntima com o sistema endócrino, responsável pela liberação de hormônios em nosso corpo. Alguns destes hormônios estão ligados à sensação de bem estar, de saciedade, enquanto outros estão mais ligados ao estresse, à ansiedade entre muitos outros.

Desta forma, quando imaginamos uma situação estressante, estamos enviando uma mensagem de alerta para o cérebro que, ao não reconhecer que estamos apenas imaginando, responde imediatamente com uma descarga de cortisol e adrenalina que são hormônios do estresse.

O Cortisol e a Adrenalina aumentam nosso estado de atenção, aumentam os batimentos do coração, deixam a respiração mais superficial e assim estamos prontos para a luta ou fuga. Porém, toda a situação não passou de mera imaginação e agora o corpo terá de processar todas estas substâncias e equilibrar o organismo novamente.

Ao se repetir esse processo diversas vezes durante um dia, estamos saturando nosso corpo com estas substâncias, que em excesso são altamente prejudiciais a nossa saúde e só reforçam nosso estado de estresse.

Por outro lado, se você imaginar com frequência situações prazerosas, com riqueza de detalhes, sua mente vai liberar serotonina, dopamina e endorfinas entre outras substâncias mais ligadas ao prazer e ao bem estar.

Esse é o verdadeiro poder da nossa mente. Ao compreender seu funcionamento em parceria com os hormônios, você começa a dispor de ferramental para impedir que esse tipo de situação se repita na sua vida.

É óbvio que se estressar uma vez ou outra durante o dia é normal, o problema acontece quando o ‘ficar irritado’ está presente a maior parte do tempo. Esse estresse causa danos graves à saúde no longo prazo.

Porém, é importante salientar que há diversas maneira de lidar com essas situações estressantes. Nós sempre indicamos as maneiras naturais como fazer uma massagem relaxante e revigorante, praticar uma atividade física, praticar meditação bem como técnicas para ressignificar experiências negativas com a Programação Neurolinguística.

3 Dicas para evitar situações estressantes desnecessárias

Dica 01: Meditação

A principal dica para aprender a controlar o estresse é a meditação. A meditação é um exercício para a nossa mente e tem como objetivo reforçar nossa capacidade de se afastar de um pensamento ou emoção e observá-la como se não estivesse acontecendo conosco.

Dica 02: Evite as mídias sociais

As mídias sociais geral debates e discussões que muitas vezes geram um estresse muito maior do que se os envolvidos estivessem conversando pessoalmente.

Dica 03: Evite telas antes de dormir

Seja celular, tablet, computador ou televisão. Todos eles pioram a qualidade do seu sono por dois motivos. O primeiro é que as telas emitem uma luz azulada parecida com a luz do sol, o que faz com que o corpo reaja como se ainda fosse dia e não produz as melatonina, hormônio importante para o sono. O segundo motivo é que a informação que você recebe faz com que seu cérebro fique acelerado, e dormir com o cérebro acelerado resultará em uma noite de sono agitado e não revigorante.

Continue acompanhando outras dicas de saúde e bem estar no blog do Wu Xing Terapias.

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