Em Saúde

A dor no ombro é uma quadro bastante comum, pois a maioria das pessoas considera ombro, não apenas a articulação que liga o braço ao tórax, mas toda a região da escápula, clavícula e trapézio, chegando até o pescoço.

Principais causas e seus tratamentos

As dores nos ombros podem ter diversas causas, mas as principais são as tendinites, bursites, tensão muscular, estresse e sobrecarga de trabalho e responsabilidade, traumas e deslocamentos.

Tendinite, bursite, capsulite e artrite

Todos estes casos são processos inflamatórios e dolorosos. O tratamento da massoterapia e da medicina tradicional chinesa para estes quatro casos são bastante similares. As dores mais comuns são a tendinite e a bursite.

Tendinite é a inflamação do tendão e no ombro geralmente acomete o tendão do bíceps. Nesses casos, a dor está localizada na parte anterior do ombro e o paciente sente dor ao pressionar a região.

A bursite é um processo inflamatório da bursa sinovial, que serve como uma proteção para separar o tendão do osso. Geralmente a dor nestes casos fica na face superior e anterior do ombro, e pode haver limitação do movimento da articulação.

O tratamento para estes quatro casos são bastante similares. Massagem local, aplicação de gua-sha e ventosa geram um excelente resultado. É possível também usar a sangria para obter um alívio mais imediato da dor em quadros mais dolorosos.

A acupuntura entra nestes casos para uma ação analgésica, anti-inflamatória e para reequilibrar o fluxo de energia dos meridianos locais, que garantem um resultado mais a longo prazo.

Tensão muscular e causas emocionais

A tensão muscular também é uma causa bastante frequente de dores nos ombros. Essa “dor no ombro” não acontece necessariamente sobre a articulação do ombro, mas acontece na região do trapézio, mais próximo ao pescoço. Essa dor está relacionada ao excesso de exercícios físicos (principalmente em atletas), estresse, excesso de responsabilidade e cobrança no trabalho.

No caso de excesso de exercícios físicos a massoterapia vai entrar com um trabalho de relaxamento e restauração dos tecidos locais. Já no caso de estresse, o trabalho é mais profundo, envolvendo também o relaxamento da musculatura para equilibrar as emoções do paciente. Nesses casos a união da massagem, ventosaterapia e acupuntura tem um resultado excelente.

Traumas e deslocamentos

Nestes casos o paciente deve procurar um pronto atendimento médico imediatamente para que os devidos exames e tratamentos sejam feitos. Neste momento o serviço do massoterapeuta não é indicado. Após sofrer um deslocamento e ter o braço ajustado adequadamente, o paciente pode sim procurar um massoterapeuta pra aliviar possíveis dores e sequelas consequentes do deslocamento.

No caso do trauma, após a calcificação total da fratura, é possível associar um tratamento reabilitação com massoterapia e fisioterapia para aliviar dores e recuperar o movimento completo do ombro.

Outras causas

É importante salientar que podem haver outras causas para dor no ombro, como um tumor na região ou infarto.
O infarto é uma dor que começa no peito e vai para o ombro e braço esquerdo. Se estiver sentindo esse tipo de dor, o paciente deve se dirigir imediatamente a uma unidade de pronto atendimento.
Já o tumor é de mais difícil detecção, necessitando de exames físicos e complementares como o raio-x e a ressonância magnética.

Está sentindo dor no ombro? Conhece alguém que tem reclamado de dor no ombro? Entre em contato conosco e agende um horário.

Posts recentes

Deixe um comentário

Homem recebendo celulares e papeis e demonstrando estar estressadoCombatendo a Ansiedade com Acupuntura - Wu Xing Terapias