Em Geral

Os 3 aspectos da dor - o aspecto físicoEsta é uma série de três artigos do blog na qual cada um vai tratar brevemente de um aspecto da dor. Este é o primeiro artigo e trata do aspecto físico, o segundo trata do aspecto psicológico e o terceiro tratará do aspecto social da dor.

Toda dor pode ser classificada de diversas maneiras diferentes, de acordo com sua duração (crônica ou aguda), sua intensidade (intensa ou branda), sua continuidade (contínua ou intermitente) e muitas outras maneiras.

Existe uma classificação pouco difundida, mas que tem um grande impacto positivo na vida do paciente. São os três aspectos da dor: Toda dor tem um aspecto físico, um aspecto psicológico e um aspecto social. Ao compreender a complexa relação entre estes três aspectos da dor, o paciente tem em mãos uma ferramenta poderosa para se auto-avaliar, e essa auto-avaliação por sua vez tem um impacto direto no resultado do tratamento de suas próprias dores.

Como? Simples, ao reconhecer cada aspecto de sua dor, o próprio paciente passa a identificar em si mesmo qual aspecto é o que mais se destaca, e assim pode reconhecer seus padrões comportamentais. Ao reconhecê-los o paciente tem a possibilidade de aprender como evita-los o que vai ajudar a amenizar a dor e a recorrência dela no longo prazo.

É importante ressaltar desde já que, frequentemente estes aspectos da dor estão combinados entre si o que, via de regra, torna a situação mais complexa. Não entendeu nada? Sem problemas, continue lendo o artigo e você vai ver como é vantajoso identificar o tipo de dor que está sentindo para se livrar dela rapidamente.

É preciso destacar também que estes breves artigos não têm a pretensão de iluminar todas as possibilidades e questões envolvidas com este tópico. Ele tem como objetivo introduzir um novo conceito para que se amplie as discussões a respeito.

O aspecto físico da dor

O aspecto físico da dor trata simplesmente da dor real que sentimos em nosso corpo. É sem dúvida o quadro mais comum e mais simples de resolver. Geralmente ela acontece por conta de alguma lesão, trauma, tensão ou estresse.

Por exemplo: a dor de cabeça tem um aspecto físico, que faz, de fato, doer algo dentro da sua cabeça. Ela pode ser mais forte, mais fraca, mas a dor está ali, ela é física. Uma lesão muscular também.

Trata-se de uma reação neurofisiológica que acontece dentro do nosso corpo. Há um tecido lesionado, o cérebro recebe e reconhece o estímulo da dor, libera as substâncias necessárias como a endorfina e outras encefalinas, para promover a restauração do tecido. Depois de um tempo a dor se some. Geralmente esse tipo de dor pode ser resolvida com ou sem tratamento específico, a única diferença é que sem nenhuma intervenção demora mais tempo para ela sumir.

Uma informação relevante sobre a dor física é que a neurociência tem descoberto que há uma relação entre prazer e dor. Quanto mais prazer uma pessoa encontra na vida, menos dor ela sente. Isso porque, quando estamos em uma situação prazerosa, nosso corpo recebe uma descarga de várias substâncias como endorfina, serotonina e ocitocina que são substâncias anti-inflamatórias, analgésicas e geram sensação de bem estar e felicidade.

O inverso também é verdadeiro, se você sente pouco ou nenhum prazer na sua vida, é muito provável que esteja sentindo muitas dores. Isso porque provavelmente você esteja vivendo uma vida estressante e seu corpo não recebe a descarga destas substâncias analgésicas naturais.

Por isso, se você está com alguma dor, eu pergunto: quando foi a última vez que você sentou em um gramado verde, cercado por árvores, inspirou profundamente e se sentiu verdadeiramente feliz por estar ali? A natureza é sábia, e nos deu a possibilidade de ter acesso aos melhores medicamentos de forma gratuita e fácil. Por isso, vá se divertir com as pessoas que você mais ama!

Quer saber mais sobre essa história de prazer e dor? Entre em contato com a gente, por e-mail, whatsapp ou agende um atendimento através de nossa página de contato.

O aspecto físico da dor é relativamente simples de ser tratado, o problema é quando este aspecto está associado ao aspecto psicológico e aspecto social da dor. Saiba mais na nossa série de artigos.

Posts recentes

Deixe um comentário

Pessoa recebendo massagem para alívio de estresse.O Aspecto Psicológico da Dor | Blog Wu Xing Terapias