Em Geral

A dor no pescoço é sem dúvida alguma uma das queixas mais comuns em nossos atendimentos. Geralmente são quadros de dor aguda e incomodam tanto que normalmente o paciente busca ajuda já nos primeiros dias. Essa busca rápida por solução ajuda bastante no tratamento, já que quanto mais tempo a dor ficar instalada no corpo, mais tempo leva para eliminá-la.

O tratamento para dor no pescoço costuma ser bastante eficiente e em uma ou no máximo duas sessões o paciente já está totalmente recuperado. Porém, é importante compreender a causa dessa dor para evitar que ela volte. É muito comum tratar um torcicolo, identificar a causa, sugerir mudanças de hábitos e o paciente não atender. Duas semanas depois está lá o paciente novamente com a mesma dor no pescoço.

Para ajudar nesses casos, escrevemos este artigo onde investigamos um pouco mais a fundo as causas e sugerimos algumas alternativas para reduzir a reincidência destas dores.

Para saber mais sobre o nosso tratamento natural para este tipo de dor, leia este artigo.

As Principais causas

mulher sentada na cama com dor no pescoçoEm nossa experiência clínica é possível definir as 5 causas mais comuns para a dor no pescoço. É importante salientar que em muitos casos pode ocorrer mais de uma delas atuando ao mesmo tempo.

As 5 principais causas são (por ordem de incidência):

  • Estresse;
  • Postura no trabalho;
  • Abuso no uso de celular;
  • Exposição ao frio repentino após período em ambiente quente;
  • Travesseiro ou colchão muito velho;

O estresse

O estresse é sem dúvida a causa mais comum de dores no pescoço. Existe uma grande variedade de situações causadoras dos sintomas do estresse, seja no trabalho, em casa ou mesmo simples pensamentos negativos.

Normalmente essa dor vem acompanhada de dor de cabeça ou enxaqueca, rigidez na musculatura dos ombros e irradiação da dor ao longo da coluna até o meio das costas.

Nestes casos de estresse a massagem traz uma grande sensação de alívio das dores, melhora a autoestima, melhora a percepção da situação, porém se as causas não forem identificadas e eliminadas, as dores vão aparecer novamente de tempos em tempos.

Situações estressantes relacionadas ao trabalho são as mais comuns. Excesso de responsabilidades assumidas, a alta cobrança por resultados (empresas de telemarketing são as campeãs aqui) e relacionamentos difíceis com colegas (para saber mais leia este artigo) estão entre as causas mais comuns destas dores.

Para amenizar a causa destas dores, um trabalho com psicoterapia ajuda a compreender melhor as situações estressantes com colegas de trabalho, uma mentoria a respeito de auto-organização e autogestão pode ajudar bastante também a lidar com as cobranças e melhorar os resultados.

A prática de atividade física que você gosta e sente prazer em praticar liberam neurotransmissores que aliviam as dores. A prática de meditação, mindfulness, yoga, tai chi chuan e outros exercícios que trabalhem o silêncio, a concentração e a respiração também vão fazer muito bem.

Este artigo tem como objetivo falar sobre dor no pescoço. Para saber como a massagem pode ajudar você a se livrar do estresse, leia este artigo.

Postura no trabalho

Outro grande vilão das dores no pescoço é a postura no trabalho e aqui os dentistas vão concordar comigo. Porém, além deles, pessoas que passam muito tempo sentadas e/ou trabalhando com computador também sentem uma carga de peso e tensão no pescoço.

Para estes casos recomendamos sempre uma sessão de massagem a cada 20 dias como forma de manutenção, bem como a prática de atividades físicas prazerosas, que trabalhem alongamento muscular e o fortalecimento da musculatura de pescoço, tórax e abdômen.

Abuso no uso de celular

Esta é uma causa de dor no pescoço que se tornou tão comum nos últimos anos que já ganhou até um apelido: é a iPhonelite ou iPadlite. Ao inclinar a cabeça para olhar para o celular ou tablet nossa cabeça chega a pesar até 27kg. Quase 5 vezes mais do que seu peso normal de 6kg quando estamos em posição ereta.

Obviamente nosso corpo está preparado para receber esta carga diversas vezes por dia, afinal, desde que o mundo é muito o ser humano olha para baixo repetidas vezes por dia e nunca teve qualquer problema com isso.

O problema aqui não é a quantidade de vezes que olhamos para baixo, mas a quantidade de tempo que passamos nessa posição olhando para um celular. É muito comum ouvir de pacientes que gostam de assistir uma série no Netflix antes de dormir, ou jogar algum jogo no tablet ou celular.

Nessas atividades passamos meia hora, 40 minutos ou até uma hora e nem percebemos, afinal estamos hipnotizados pela história ou pelo jogo. Estou sendo otimista aqui, estudos mostram que passamos de 2 a 4 horas por dia olhando para o celular.

Nossa musculatura não está preparada para esta carga. Quer uma prova? Levante seus braços a 90º em relação ao seu corpo e sustente eles ali por uma hora. Faça isso 5 dias seguidos e você terá uma bela dor nos ombros.

É isso que fazemos com nosso pescoço, a única diferença é que não há motivo razoável para fazermos isso com os nossos ombros. Já em relação ao nosso pescoço às vezes achamos que vale a pena a dor para assistir aquele episódio tão aguardado do seriado. Será que vale mesmo?

Exposição repentina ao Frio

Essa dica parece coisa de nossos avós. “Não vá pegar frio na nuca!” “Cubra bem o pescoço antes de sair!” “Olha esse frio, se agasalhe direito!”. E não é que eles sempre tiveram razão! Pela medicina chinesa, um dos grandes causadores da dor no pescoço é a invasão do frio pela nuca.

É no verão, quando há muito calor na rua, normalmente as lojas, bancos e shoppings estão com o ar condicionado bastante gelado. Daí vem a maior incidência de dores no pescoço nessa época do ano. As pessoas estão na rua de camiseta, muitas vezes um pouco úmidas por conta do suor e entram nestes ambientes gelados. Essa é a mistura perfeita para um belo torcicolo.

Nestes casos, a recomendação é que, sempre que o clima estiver muito quente, tenha um casaquinho bem leve para vestir assim que entrar nestes ambientes gelados.

Outra situação bastante comum em cidades com clima mais gelado, é a mudança de temperatura que acontece a noite, quando está chegando uma frente fria. É bastante comum pessoas que passam muito frio a noite acordarem com torcicolo.

Já neste caso de frio durante a noite, a recomendação é que, ao se aproximar do outono, tenha sempre uma mantinha ou cobertor extra preparado no pé da cama para eventuais ondas de frio noturno.

Travesseiro ou colchão velho

Essa é uma situação que acontece muito durante períodos de férias, quando muitas pessoas alugam casas na praia e normalmente estas têm colchões velhos. Mas, às vezes aparece alguns que, por qualquer razão que seja, estão dormindo em um colchão muito velho ou um travesseiro gasto demais.

A dica nestes casos é pesquisar a validade do colchão e dos travesseiros. Normalmente a validade dos travesseiros é de dois a três anos dependendo do modelo. Já os colchões variam um pouco mais, mas a grande maioria está entre 5 e 10 anos. Uma boa noite de sono é, muitas vezes, o melhor remédio.

Estas são as cinco principais causas de dor no pescoço, explicadas de forma breve. Se você está com dor no pescoço, agende um atendimento conosco. Se quiser saber mais sobre as técnicas que utilizamos, acesse nossa página de técnicas.

Posts recentes

Deixe um comentário

mulher de costas com a mão no pescoço.Pessoa recebendo massagem para alívio de estresse.