Em Geral

A dor no pescoço e o torcicolo são dores muito comuns durante todo o ano, mas especialmente no verão. Ela tem diversas causas e é uma das grandes responsáveis pelo alto consumo de relaxantes musculares e anti-inflamatórios na atualidade.

E esse alto consumo de medicamentos trás diversos problemas para nossa saúde como um todo. Se quiser saber mais a respeito leia este artigo sobre estes medicamentos.  Ao invés de recorrer aos medicamentos, procure a massagem. É um tratamento natural, rápido e eficiente que não tem efeitos colaterais e trará muitos outros benefícios  além do alívio da dor no pescoço.

As causas mais comuns da dor no pescoço

mulher de costas com a mão no pescoço.Normalmente a dor no pescoço está atrelada a uma ou mais das seguintes causas:

  • Estresse;
  • Abuso no uso de celular;
  • Posição de trabalho;
  • Exposição ao frio repentino após período em ambiente quente;
  • Travesseiro ou colchão muito velho;

Seja qual for a causa, é importante identificá-la para poder agir na causa do problema. Caso contrário, a dor vai aliviar durante a sessão de massagem e nos dias seguintes, porém em uma semana ela estará presente novamente. Para saber mais leia nosso artigo sobre as causas das dores no pescoço.

Aqui no espaço Wu Xing Terapias nós fazemos uma entrevista com o paciente antes de iniciar o tratamento, justamente com o objetivo de ajudar o paciente a identificar o que está causando essa dor e encontrar possíveis alternativas para eliminá-la. Descoberta a causa, passamos para o tratamento.

Nosso tratamento para dor no pescoço

O tratamento destas dores com o uso da Medicina Tradicional Chinesa é bastante simples e eficaz. Normalmente é uma ou duas sessões para eliminar toda dor. Desta forma, para atingir o melhor resultado utilizamos um apanhado de técnicas, entre elas a massagem Tui-na, o Guasha, a Ventosaterapia, a auriculoterapia e a sangria.

Neste momento se faz necessário esclarecer que este artigo apresenta um tratamento de maneira bastante superficial e genérica. Nosso objetivo aqui é apresentar um panorama geral de como lidamos com esses quadros.

Faço este aviso pois para nós aqui em nosso espaço, cada paciente é um indivíduo que possui um histórico único, suas preferências, vontades e necessidades particulares. Por isso um tratamento jamais é igual ao outro. Dito isso, vamos ao tratamento.

A Sangria e a dor no pescoço

Quando a dor é muito intensa iniciamos o tratamento com uma sangria nos pontos Ting dos meridianos locais e na orelha (Ápice da orelha e hélix 4). É uma técnica emergencial e tem como objetivo aliviar a dor imediatamente para que seja mais confortável para o paciente receber a massagem no local.

Apesar de aliviar a dor imediatamente, a sangria deve ser encarada apenas como o início do tratamento. As demais técnicas também têm sua função importante no tratamento desta dor.

As massagens: Tui-na e Guasha

Após a sangria aplicamos a massagem Tui-na. Ela tem como objetivo aquecer e relaxar a musculatura local e desbloquear os meridianos locais. Neste momento trabalhamos toda a região de pescoço, cervical, cabeça, ombros, braços e região dorsal.

Feita a massagem passamos para o Guasha. O guasha é uma espátula feita de chifre de boi ou de pedras como a jade que utilizamos para fazer uma raspagem com óleo sobre a pele o paciente.

Seu objetivo é alcançar a musculatura mais profunda e remover qualquer inflamação e resíduo metabólico no local. Desta forma o guasha aprofunda o alcance da massagem e potencializa o efeito das ventosas.

A ventosaterapia

Então é chegada a hora das ventosas. Normalmente este é o momento predileto dos pacientes. Fazemos a ventosa deslizante, movimentamos os líquidos e fluidos corpóreos e promovemos a liberação miofascial, o que alivia a dor e melhora a amplitude do movimento do pescoço.

Logo depois, aplicamos as ventosas paradas em regiões específicas para que possam fazer seu efeito de remover a inflamação do local. O papel da ventosa é puxar o sangue das camadas mais profundas da musculatura para a superfície subcutânea da pele, removendo toxinas e resíduos metabólicos dos tecidos.

Assim, este sangue que estava estagnado, cheio de resíduos metabólicos volta à corrente sanguínea, é filtrado pelos rins e volta para a circulação normal, enquanto as toxinas são eliminadas através da urina. Para saber mais sobre a ventosaterapia, leia nosso artigo a respeito desta técnica. 

A auriculoterapia

E para finalizar o tratamento, a aplicação da acupuntura auricular permite que o paciente continue o tratamento em casa, pelos próximos 5 dias. A acupuntura auricular ou auriculoterapia é uma técnica que estimula terminações nervosas para promover a liberação de endorfinas e encefalinas no organismo, por isso é um excelente tratamento de quadros dolorosos e inflamatórios, como são as dores no pescoço. Para saber mais sobre a auriculoterapia, leia nosso artigo a respeito.

Posts recentes

Deixe um comentário

pessoa recebendo massagem.mulher sentada na cama com dor no pescoço