Em Geral

A Acupuntura é uma técnica terapêutica conhecida por diversas possibilidades de uso. Desde enxaquecas, dores no estômago, constipação, ansiedade, estresse a dores articulares como dores no joelhos, coluna, artrites entre outras.

Porém, você sabia que a Longevidade é um dos aspectos mais importantes da acupuntura? Aliás, a Longevidade é um dos aspectos mais importantes de toda a Medicina Tradicional Chinesa. Todas as práticas terapêuticas da MTC visam a vida longa com qualidade.

Mas como é que a acupuntura promove a longevidade? Tudo se explica pelo “Jing”.

精 Jīng – a essência

O Jīng, que pode ser traduzida como “essência”, é um dos três tesouros da Medicina Tradicional Chinesa. Para conhecer um pouco sobre os outros dois tesouros, leia este artigo sobre o Qì e este artigo sobre o Shén.

O Jīng é um conceito chinês de difícil tradução. Ele abarca uma infinidade de conceitos ocidentais e não há uma palavra que o defina completamente. Segundo Elisabeth Rochat de La Vallée, em seu livro “101 Conceitos-Chave da Medicina Chinesa” o caractere do Jīng 精 é composto por um grão de arroz 米 à esquerda e qīng 清 à direita que significa esverdeado, “cor da jovem planta que brota, impulsionada por uma seiva rica…” (LA VALLÉE, 2019, p.36).

Ainda para tentar compreender um pouco melhor a ideia do que é o Jīng, Rochat lança mão de uma variedade de traduções e interpretações possíveis, para que possamos compreender o conceito. Ela diz:

“Jīng (精) significa: o que está depurado, sutil, fino, excelente; a elite, a flor de Quintessência. Esperma. Sem artifício. Hábil, experimentado; inteligente, penetrante; clareza (de espírito).[…] Depreende-se destes sentidos uma sensação de vitalidade pura e potente, que se expressa no mental e no corporal.” (2019, p.36)

Então, o Jīng é aquilo que possibilita a existência da vida, é a matriz do nosso corpo, mas ele não é matéria. O Jīng do homem se manifesta no espermatozoide e o da mulher no óvulo. Quando o Jīng yang masculino se encontra com o Jīng yin feminino, há a fecundação.

Jīng do céu anterior e do céu posterior

O Jīng se divide em duas partes: o Jīng do céu anterior e o Jīng do céu posterior. O primeiro é a essência que recebemos de nossos pais no momento da concepção. Nele está contida as nossas características fundamentais. Desde estrutura física, cor dos cabelos, olhos, formatos do rosto, nariz. Dessa perspectiva, o Jīng também é comparável a ideia de DNA aqui no ocidente. Este Jīng do céu anterior não é renovável.

Já o Jīng do céu posterior é aquele que recebemos dos alimentos que ingerimos e do ar que respiramos. Ao comer e respirar recebemos o dos alimentos e do ar que utilizamos para executar nossas tarefas diárias. O excedente é armazenado em nossos rins para aqueles dias que precisamos de uma energia extra. Este Jīng do céu posterior é renovável, mas depende dos nossos hábitos de vida.

É como se fosse duas contas bancárias. Numa delas nós começamos a vida com um determinado saldo só podemos fazer saques, nunca depósitos. Enquanto que na outra nós fazemos depósitos e saques diários.

Quando temos uma vida desregrada não temos energia suficiente para criar o Jīng do céu posterior. Nesse momento passamos então a usar nossas reservas do Jīng do céu Anterior que não podem ser repostas. Daí vem o envelhecimento precoce, queda de cabelo, cabelos brancos, infertilidade entre outras doenças degenerativas precoces.

Como preservar o Jīng?

É preciso saber que o Jīng do céu anterior é gasto em algumas ocasiões específicas de nossas vidas: nas doenças, no uso de drogas e substâncias medicamentosas, no excesso de atividade física e mental, sobrecarga de trabalho, no envelhecimento e no abuso da atividade sexual.

Toda vez que tem uma ejaculação o homem gasta seu Jīng do céu anterior. Por isso o abuso da atividade sexual é um fator de alto gasto da essência especialmente para o homem. Já a mulher perde um pouco de essência toda vez que menstrua e também durante o trabalho de parto.

Por isso, o Jīng está intimamente ligado à fertilidade, tanto no homem quanto na mulher. Quando fazemos tratamento para fertilidade com a acupuntura, o Jīng e o estilo de vida são dois dos principais aspectos que levamos em consideração.

Então, para preservar seu Jīng e ter uma vida longa, é preciso ter uma alimentação equilibrada, saudável e o mais natural possível, praticar atividades físicas com moderação, praticar atividades artísticas e intelectuais também com moderação. Não usar drogas, bebida alcoólica e tabaco. Evitar o uso excessivo e desnecessário de medicamentos alopáticos.

Mas e onde entra a acupuntura nessa história? Ora, a acupuntura nos ajuda a equilibrar o fluxo da energia vital Qì. Tendo essa energia equilibrada, temos uma vida mais harmônica, e faremos escolhas mais sábias, desde alimentação, até estilo de vida. Com isso, temos sobra de Qì em nosso organismo que se transformará em reserva de Jīng do céu posterior.

O Jīng, a energia vital Qì e o espírito Shén, formam o que o chineses chamam de os três tesouros, ou “Sān bǎo”. Cada um deles recebeu um artigo introdutório aqui neste blog. Leia e compartilhe com os amigos e familiares. Lembre-se: Não é a toa que são chamados de Os Três Tesouros, por isso devemos cuidar bem deles para ter uma vida longa com qualidade.

Por isso, visite um acupunturista mesmo que você não esteja sentindo nenhuma dor específica. Prevenir é sempre melhor do que remediar, e ainda vai fazer você viver mais e melhor. Gostaria de fazer uma sessão de acupuntura? Entre em contato conosco e agende seu horário.

Posts recentes

Deixe um comentário

Acupuntura e disposiçãoemoções e acupuntura