Em Programação Neurolinguística

A Programação Neurolinguística é um conjunto de técnicas de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia criada pelos norte-americanos John Grinder e Richard Bandler na década de 70. A PNL parte do pressuposto de que existe padrões comportamentais que são expressos através das linguagens e que estes podem ser modelados para atingir melhores resultados.

Apesar de não haver estudos científicos suficientes que comprovem a eficácia desta técnica, seus resultados são suficientemente empolgantes para conhecê-la. Nesse vídeo, Tony Robbins ajuda um homem com problemas na fala a superar um trauma de infância e voltar a falar normalmente.

Como a PNL pode te ajudar?

A PNL pode te ajudar a perceber alguns comportamentos seus que estão dificultando o seu desenvolvimento pessoal. Situações como traumas, crenças limitantes e padrões comportamentais negativos são as áreas em que a PNL mais se destaca.

As crenças limitantes são afirmações como “eu não sou bom em matemática” ou “eu sou muito sonolento pela manhã”. Esse tipo de pensamento não te ajuda em nada e atrapalha toda vez que você precisa usar algum conhecimento matemático ou acordar cedo por uma razão qualquer.

Já os traumas são situações que nem sempre conseguimos reconhecer e que nos impedem de desenvolver certas atividades de maneira tranquila. Exemplos mais comuns são a dificuldade de falar em público, nervosismo exacerbado antes de fazer um teste, medo de insetos, entre outros.

Padrões comportamentais negativos podem ser qualquer tipo de comportamento que se repete e que possui um efeito negativo em sua vida e não está atrelado a um trauma. Por exemplo, o medo de pedir um aumento para o chefe, reclamar de tudo, autocrítica exagerada entre muitos outros..

A PNL tem como objetivo identificar estes padrões comportamentais, sugestionar uma nova alternativa e “gravar” esse novo padrão no inconsciente da pessoa através de ferramentas como a hipnose ericksoniana.

Mulher sentada em um monte olhando o pôr do solQuais são as vantagens da PNL?

A PNL é um recurso terapêutico que tem como principal vantagem a rapidez no resultado. Em muitos casos, em apenas uma sessão de PNL o paciente supera a dificuldade que o estava incomodando.

As técnicas da PNL são muito flexíveis e podem ser utilizadas em diversos momentos como reuniões, treinamentos, aulas, palestras com o objetivo de cativar a audiência e conseguir melhores resultados.

Como a PNL é aplicada no espaço Wu Xing Terapias?

Nós percebemos que a maioria das pessoas que nos procuram com queixas de tensão muscular, essas tensões têm origem emocional. Assim, nós utilizamos a PNL para sugestionar novas perspectivas e possibilidades aos nossos pacientes.

Durante a entrevista inicial de cada sessão, utilizamos essa conversa para propor algumas soluções práticas para ajudar ao paciente compreender as origens de sua tensão. Dessa maneira, tratamos o paciente de maneira holística, corpo e mente.

Conheça as técnicas utilizadas pela Wu Xing Terapias em nosso site e saiba como nós podemos ajudá-lo!

Posts recomendados

Deixe um comentário

Em uma conversa difícil escute mais do que fale - Wu XingMulher gritando em desespero