O Mindfulness é uma técnica que ganhou muito destaque nos últimos anos principalmente entre empresários, artistas e atletas de alto rendimento. Esta fama veio após os avanços científicos que demonstram os benefícios que as práticas medidativas proporcionam aos praticantes. Apesar de ter ganhado destaque nos últimos anos, o Mindfulness é um conceito muito mais antigo do que se imagina.

A origem do Mindfulness

O conceito de Mindfulness ou, em português, Atenção Plena tem sua origem na tradição budista e é parte integrante dos Sete Fatores da Iluminação. Grosso modo, para os budistas o objetivo da vida humana na Terra é evoluir para atingir a “iluminação” ou o “despertar”. Desta forma os Sete Fatores da Iluminação são um resumo dos pilares necessário para atingir esse estado de evolução do espírito. A título de curiosidade, os Sete Fatores da Iluminação são:

  • Mindfulness (atenção plena) – Preservar a consciência da realidade.
  • Investigação – Investigar a natureza da realidade.
  • Energia – Determinação.
  • Contentamento – Alegria.
  • Relaxamento – Tanto do corpo como da mente.
  • Concentração – Consciência clara e calma.
  • Equanimidade – Aceitar a realidade como ela se apresenta, sem aversão ou desejo.

Não se preocupe, não é necessário ser budista para praticar o Mindfulness. Foi exatamente isso que chamou a atenção de tantas pessoas aqui no ocidente. Qualquer pessoa de qualquer idade consegue pode praticar. Após esta pequena introdução da origem deste conceito o que exatamente é Mindfulness? O objetivo é basicamente evitar gastar tempo e energia com o passado e com o futuro e se manter atento ao presente.

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Já aconteceu com você de sentar-se à mesa para uma refeição em um dia em que você está bastante preocupado com alguma coisa, e ao final da refeição você olha pro prato e pensa: Já acabou e eu nem percebi que comi!

Provavelmente você já passou por esta experiência. Isso acontece porque você estava remoendo algo que aconteceu no passado. Ou está preocupado com algo que acontecerá no futuro. Isso faz com que você perca a percepção do presente. A vida acontece no presente, aqui e agora e é nele que devemos focar nossa atenção.

Mindfulness é o trabalho intelectual de manter nossa consciência no presente, no aqui e agora. Deixar de remoer o passado ou se preocupar com o futuro é o primeiro passo para uma vida mais feliz.

Sofrendo com estresse, ansiedade e insônia?

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Mindfulness na prática

Um exemplo de exercício de Mindfulness que você pode fazer em casa é sentar-se à mesa para uma refeição solitária, desligar a televisão, o telefone, o rádio e prestar o máximo de atenção que você conseguir no alimento que você está comendo. Preste atenção ao cheiro, à combinação de cores no seu prato. Ao colocar na boca, sinta a temperatura, a textura, é crocante ou é macio? Qual sabor? Azedo, amargo, picante, salgado ou doce? Mastigue lentamente. Esse é um exercício super simples mas bastante difícil de fazer por causa de nossa pressa habitual.

Outro exemplo é o banho. Tome banho prestando atenção em cada parte do corpo que é molhada, qual é a sensação das gotas de água batendo na pele? Qual é a temperatura da água? Qual é o cheiro que a água tem? Perceba a textura do sabonete. O cheiro do sabonete. Explore essa experiência. Depois perceba a toalha, com calma. Sua textura, a temperatura. Qual é a sensação da toalha passando pela pele? Se você quiser aumentar ainda mais o efeito dessa experiência, apague a luz do banheiro e tome banho no escuro.

Esse tipo de experiência tão diferente do nosso habitual faz com que tenhamos mais foco no momento presente, e passemos a perceber mais os estímulos externos que recebemos. Por isso nós adoramos viajar. Quando vamos a uma cidade nova, passamos o dia inteiro nesse estado de 

alegria e atenção observando cada detalhe da cidade, esquecemos os problemas do passado e as preocupações do futuro e ao final do dia sentimos que aproveitamos muito bem aqueles momentos. Por que não fazer isso em nossa própria cidade e nossa vida cotidiana? Isso acontece porque é natural perder nossa capacidade de nos alegrar e de nos admirar com aquilo que é corriqueiro.

Como utilizamos o Mindfulness aqui em nosso espaço?

Muito de nossa tensão corporal vêm do estresse mental que vivenciamos durante o dia. Por isso ao relaxar a mente, relaxamos também o corpo. Desta forma utilizamos o mindfulness em conjunto com a massagem relaxante e o Reiki para proporcionar um relaxamento físico, mental e emocional ao paciente. Todas as pessoas que passam por esta experiência sentem um relaxamento maravilhoso e natural.

Aqui em nosso espaço nós utilizamos a prática do Mindfulness aliada ao que chamamos de Imaginação Criadora ou Imaginação Criativa que é nossa capacidade mental de simular, inventar e criar um estado de paz interior, concentração, relaxamento e bem estar. Como nossa mente é incapaz de distinguir o que é realidade do que é imaginação, nós aproveitamos esta característica para guiar o paciente por uma experiência de plena consciência e relaxamento.

Ao entrar em contato consigo mesmo de maneira relaxada o paciente começa a compreender os mecanismos que geram suas frustrações e ansiedade e paulatinamente vai aprender a lidar com estas emoções.

O que é o Mindfulness - Wu Xing Terapias

Essa é a imagem perfeita de nossa mente nos dias atuais. Mindfulness é simplificar tudo o que complicamos dentro de nossas mentes.

Abaixo está o video no qual eu explico o mindfulness e como utilizamos esta técnica aqui no nosso espaço.

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