Wu Xing Terapias Naturais
Missão
Nossa missão é descomplicar a saúde, humanizá-la e torná-la mais acessível a todos e promover a redução do consumo de medicamentos. Além disso queremos divulgar o conhecimento das medicinas tradicionais, em especial a Medicina Tradicional Chinesa, e sua aplicabilidade e relevância na solução de problemas da vida moderna.
Visão
Em 5 anos pretendemos ser reconhecidos em Curitiba como referência na utilização da Medicina Tradicional Chinesa para tratamentos de saúde.
Valores
- Simplicidade.
A saúde deve ser vista como algo simples. A prevenção e preservação são a chave para esta simplicidade. O melhor tratamento para um doença, é não ficar doente.
- Valorizar a pessoa de forma holística.
Olhar cada pessoa como um ser único, com suas características singulares e sempre levando em consideração seu estado físico e emocional. Desta forma oferecemos um atendimento personalizado e resultados mais eficazes para cada pessoa.
- Responsabilidade Social
Contribuir de forma relevante para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana, justa e pacífica.


Terapeuta
Ricardo Clausen Sigwalt
Acupunturista e Massoterapeuta
40 anos, casado, pai da Clara.
Formação:
- Formação em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pela Associação Brasileira de Acupuntura
- Pós-Graduação em Acupuntura pela Faculdade Einstein FACEI – RJ
- Formação em Massoterapia – Tui-ná System
- Curso Livre de Práticas Clínicas (Tui-ná, Ventosa de fogo e úmida, Gua-shá e Sangria) – Tui-ná System
- Formação em Quiropraxia pelo Seduc-Intec
- Programação Neurolinguística Nível Practitioner pelo ISAE-FGV
- Reiki Nível 3
- Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo
Pressupostos
1. A saúde deve ser, acima de tudo, simples, humana e acessível a todos.
2. A maneira mais eficiente de manter a saúde é buscar o equilíbrio entre os opostos; movimento e inércia, trabalho e descanso, dia e noite, frio e calor. Quando a vida está em equilíbrio, a saúde prevalece.
3. Nosso corpo é homeostático por natureza, por isso ele está sempre em busca de equilíbrio. A função das terapias naturais é ajudar o corpo a reencontrar o seu ponto de equilíbrio natural.
4. O aprendizado sempre acontece através da experiência. Assim, o simples acreditar ou desacreditar de antemão não é o suficiente. Primeiro é necessário experimentar, para depois tirar conclusões apropriadas.
5. A virtude da faca é cortar. A virtude do homem é o equilíbrio. Assim a saúde do homem depende do equilíbrio entre corpo, mente e espírito. (inspirado em provérbios chineses)
6. Corpo e mente se influenciam mutuamente, para bem e para mal. Dessa forma quando nosso corpo está tenso nossa mente fica inquieta. Da mesma maneira se nossa mente está inquieta, nosso corpo torna-se tenso.
O contrário disso também é verdadeiro. Se nosso corpo está relaxado a mente está quieta. Por isso nossos tratamentos são holísticos. Sempre levam em consideração o corpo, a mente e o espírito do paciente.
Venha conhecer a Medicina Tradicional Chinesa.
Um breve histórico da minha jornada como terapeuta:
O início como paciente
Meu primeiro contato com as terapias naturais foi em 2012, como paciente. Provavelmente esse tenha sido a melhor forma de começar, afinal nada melhor do que você conhecer por experiência própria os efeitos dessas terapias. Foi um torcicolo persistente me levou a procurar a massagem, devido ao fato de que os anti-inflamatórios receitados pelo ortopedista não surtiram efeito algum. Foi então que conheci a medicina chinesa, mais especificamente a massagem Tui-ná, a ventosaterapia e a acupuntura.
A transição de paciente para terapeuta
Curioso que sou, durante a sessões de massagem eu pedia mais explicações à terapeuta que me atendia, como ela conseguia diagnosticar através da minha língua, da cor dos meus olhos e do tom da minha voz e essas conversas foram me deixando cada vez mais instigado.
Em um determinado dia a terapeuta me sugeriu “já pensou em fazer um curso de massoterapia para aprender mais a respeito?”. Passei meses pensando na possibilidade e, algum tempo depois, como resultado dessa simples pergunta, decidi me matricular no curso de Formação em Massoterapia.
O início da vida como terapeuta
Minha primeira formação acadêmica foi na área de comunicação social e marketing e trabalhei nesta área por mais de 10 anos. Enquanto minha profissão principal ainda estava atrelada à comunicação, eu atendia informalmente pessoas próximas, e fazia isso por hobby, porque eu me sentia bem ao fazer o bem às pessoas. Assim, com o passar do tempo o gosto pelas terapias naturais foi aumentando, até que no final de 2017, decidi que finalmente havia chegado a hora de dar o próximo passo e me dedicar em tempo integral a essa profissão.
Neste mesmo ano decidi aprofundar meus conhecimentos sobre a Medicina Tradicional Chinesa e me matriculei no curso de formação e pós-graduação da Associação Brasileira de Acupuntura, a primeira escola de acuputura do Brasil. Foram 2 anos de muito apredizado e imersão em um mundo completamente diferente de tudo que eu já havia visto que é: o pensamento clássico chinês e sua visão tão peculiar do mundo e como essa forma de compreender o mundo milenar pode nos ajudar a resolver de forma tão simples, alguns dos complexos problemas na sociedade moderna.
É incrível como aquilo que começou como uma mera curiosidade lá em 2012, transformou-se em uma parte fundamental da minha vida, e sinto-me uma pessoa de muita sorte por gostar do que faço e fazer o que gosto. Assim como aquela terapeuta me ajudou com meu torcicolo lá em 2012, hoje fico muito feliz em poder ajudar tantas outras pessoas a serem mais felizes vivendo sem dor no corpo e no espírito.