Massagem Tui-na

A massagem tui-ná (tuina ou tui-na) é uma técnica de terapia manual da Medicina Tradicional Chinesa. Apesar de ser menos difundida do que a Acupuntura no Brasil, na China a Tui-na é uma considerada tão importante quanto a Acupuntura e a Moxabustão para o tratamento de pacientes.

A Tui-na é uma massagem terapêutica bastante dinâmica e vigorosa. Por isso ela se diferencia bastante das técnicas mais difundidas no Brasil como o Shiatsu ou a massagem relaxante.

Na Tui-na o terapeuta se utiliza das mãos, dedos, punhos e cotovelos para estimular pontos de acupuntura. Além disso, a técnica também relaxa a musculatura, promove a liberação miofascial e reestabelece o equilíbrio energético e homeostático do corpo.

Ao final da sessão o paciente sente uma sensação prazerosa de relaxamento, vitalidade e disposição. Essas sensações são indicativos de que o corpo do paciente está atingindo seu equilíbrio novamente.

O Tui-ná é indicado para:

Tratar dores lombares e membros inferiores

Tratar dores cervicais e membros superiores

Tratar sintomas de estresse como insônia e irritação.

Aliviar as tensões do dia-a-dia

Um pouco de história

A massagem é uma das primeiras formas de tratamento conhecidas. Na verdade, todos somos massoterapeutas intuitivos. Ao sentimos dor em qualquer região do nosso corpo, automaticamente levamos a mão ao local e massageamos. Para muitos, esta ação intuitiva seria a prova de que a massagem foi a primeira forma de medicina que existiu.

A técnica de massagem Tui-ná, foi desenvolvia há mais de 2500 anos com registros oficiais. Porém acredita-se que a técnica tenha se desenvolvido muito antes disso. Na época se chamava Anmó (An = Pressão e Mó = Fricção), e foi utilizada por diversos médicos chineses associada a outras técnicas para tratar doenças agudas e crônicas.

Esta técnica teve grande desenvolvimento durante as dinastias Sui e Tang até por volta de 580 a.C.. Foi retomada durante a dinastia Ming por volta do final do século XVI. Foi neste período que a técnica Anmó se transformou em Tui-ná (amassar e puxar/tirar). Neste período houve diversas publicações a grande destaque no tratamento de crianças, por não se utilizar de agulhas como a acupuntura.

O Tui-ná se utiliza de diversos tipos de manobras para estimular o correto fluxo energético, dentre elas o Gun-fa, o movimento de rolamento mais característico do tuina. Os chineses dizem que conhece-se um bom massoterapeuta pela qualidade de seu Gun-fa.

Outras manobras como Rou-fa, Kou-Fa, An-Fa, Yao-Fa, Pai-Fa, Mo-Fa e muitas outras, fazem da Tui-na uma técnica singular.

Além disso, o tui-na também possui manobras quiropráticas bastante desenvolvidas, como ajustes vertebrais e ajustes articulares como ombros, cotovelos, punhos, quadris, joelhos e tornozelos.

Aqui em nosso espaço, nós utilizamos a massagem tui-ná associada a outras técnicas. O gua-sha, a ventosaterapia e a acupuntura auricular são utilizadas para potencializar seus efeitos.

Quer conhecer a técnica? Agende um horário!